De maio a setembro, o Museu Cultural de Caldas das Taipas, em Guimarães, recebe concertos, cinema, tertúlias, teatro, ateliers infantis, visitas guiadas e até uma noite de astronomia. A 14ª edição desta temporada cultural apresenta mais de 20 iniciativas para todas as idades e tem entrada livre.
Ao longo de mais de quatro meses, o público poderá contar a atuação de alguns dos nomes de maior destaque da música nacional. O arranque musical acontece a 06 de junho com os espetáculos de Marquise e Rita Vian.
A 04 de julho é a vez de emmy Curl e Homem em Catarse “irem a Banhos”.
Já agosto, o mês das festividades, tem direito a três dias de concertos. Dia 09 há Noite de Fados, pelo Grupo de Fados da Vila, a 22 de agosto o palco é dos Ganso e dos IBSXJAUR e, no dia seguinte (23) os novos talentos made in Taipas: Noise at Valve, Correr Andar e Theo.
Por fim, a 12 de setembro, os estreantes Galeria Incerteza e os Mão Morta, com direito a dj set de Jubilee para encerrar a temporada musical de 2025.
O cinema ao ar livre traz a rodagem do filme “Small Things Like These / Pequenas Coisas como Estas” de Tim Mielants, em julho. “Emilia Pérez” de Jacques Audiard e “Grand Tour” de Miguel Gomes vão ter sessões de apresentação em agosto.
Também não faltarão atividades de serviço educativo. A 28 de maio, no arranque da temporada cultural, será realizado um workshop de escrita criativa, mas há também muitos ateliers infantis para descobrir, desde contos de histórias a aulas de olaria. A juntar às atividades em família serão ainda promovidas uma noite de astronomia e uma visita noturna ao património termal.
Por último, o teatro fará também o seu regresso à agenda cultural dos Banhos Velhos. Em julho, o GTAC – Grupo de Teatro Amador de Campelos, um dos grupos de teatro amador mais reconhecidos do concelho de Guimarães, apresenta a peça “A noite”. Em setembro, a última iniciativa desta edição fica a cargo do grupo de teatro ATRAMA, com a peça “Uma Noite em Família.
Ano após ano a temporada cultural dos Banhos Velhos – Taipas Termal tem registado recordes de afluência de público. Nas palavras de Luís Mota, da organização, este é já «um marco importante na programação cultural da região, valorizado por um sítio com uma mística tão única».
A missão é «descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre. Este ano, com destaque para um dia extra de música, que contará com bandas que nasceram nas Taipas, e ainda, uma tertúlia para celebrar os 150 anos do edifício decagonal dos Banhos Velhos», vinca.
Todas as iniciativas são de entrada livre.
A informação atualizada em permanência pode ser consultada no site ou nas páginas de Facebook e Instagram dos Banhos Velhos – Taipas Termal.