Sessenta investigadores e estudantes de pós-graduação de vários países estão reunidos no “2nd Meeting in Cellular Membrane Dynamics”, que decorre até 29 de maio no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e na Universidade do Minho, em Braga. Os participantes estão a abordar as dinâmicas das membranas celulares, desde mamíferos a fungos.
O programa aborda áreas tão diversas como micologia médica, oncobiologia, neurociências e biofísica, incluindo no dia 28 uma Spring School sobre liderança e carreira para jovens investigadores. A sessão de abertura contou esta sexta-feira com a diretora-geral do INL, Clivia Sotomayor Torres, e a coordenadora geral do evento e vice-reitora para a Investigação e Inovação da UMinho, Sandra Paiva.
Os oradores do evento são Shyamal Mosalaganti (Universidade de Michigan, EUA), Christopher Burd (Universidade de Yale, EUA), Sandra Schmid (Chan Zuckerberg Biohub, EUA), Yasmin Dolak-Struss (Solution Base, Áustria), George Diallinas (Universidade de Atenas, Grécia) e Robert Arkowitz (Universidade de Cote d’Azur, França), entre outros. Na próxima terça-feira, destaca-se às 15h10 uma mesa redonda sobre a ligação academia-indústria neste âmbito, com os testemunhos de Cátia Aires (BIAL), Pedro Madureira (Immunethep), Alexander Sorkin (Universidade de Pittsburgh, EUA) e Ado Jório (INL).
A iniciativa é organizada pelo INL e pela UMinho, através do Departamento de Biologia da Escola de Ciências, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e do projeto científico MetaFungal. Conta com o apoio de três dezenas de entidades, como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Aliança Europeia Universitária Arqus e os municípios de Braga, Famalicão, Guimarães, Terras de Bouro e Viana do Castelo.