O projeto “Do mar e da montanha até à sala de aula”, do ativista Carlos Dobreira, está entre os 15 projetos finalistas candidatos ao Prémio “Junta-te ao Gervásio”, promovido pela Sociedade Ponto Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, S. A. (“SPV”). O mesmo está integrado na categoria Cidadania Social.
Este é um projeto que leva à sala de aula o resultado da prática da recolha de resíduos (plogging) nos concelhos de Amares, Esposende, Terras de Bouro desde setembro de 2019 até à data, em particular nas imediações da Câmara Municipal de Amares, Mosteiro de Rendufe (Amares), no areal da praia da Ramalha (Esposende), na Mata da Albergaria e na Albufeira da Caniçada (Terras de Bouro).
Os concelhos de Braga, Amares, Terras de Bouro e de Vizela estão abrangidos pelo projeto, associando-o, por exemplo, à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a realização, desde 2023, de sessões de sensibilização ambiental, em sala de aula ou auditório/biblioteca, seguidas de sessão de plogging em parque arbóreo (Terras de Bouro), abraço de árvores e observação de resíduos em espaço escolar (Amares).
O projeto já foi alvo de trabalhos académicos da Universidade do Minho em 2020.
«Visa sensibilizar para problemas ambientais ligados à deposição de resíduos (com destaque para os recicláveis e perigosos) em montanhas, suas áreas florestais e rios, no mar e zona costeira. Existe uma ligação do projeto a Erik Alhstrom, fundado do plogging, o qual já visitou os concelhos de Braga e Terras de Bouro», explica Carlos Dobreira, responsável.
O público-alvo são alunos do ensino básico, secundário e superior público, particular e cooperativo, assim como os Profissionais de Educação, sendo que o projeto está aberto à participação de todos os estabelecimentos de ensino do país interessados em recebê-lo.
No total foram registadas mais de 189 candidaturas para as categorias “Cidadania Social”, “Juntas de Freguesia” e “Entidades de Proximidade” do prémio Junta-te ao Gervásio, tendo o ISCTE (knowledge) escolhido os 15 melhores candidatos de cada categoria.
A seleção dos três melhores projetos das categorias e respetivas menções honrosas será anunciada no dia 28 de maio de 2025, em cerimónia a decorrer no Centro Cultural de Belém , pelas 15h30, com transmissão online streaming no site do Correio da Manhã.