Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
GAL Costeiro do Litoral Norte investe mais 1 milhão de euros para apoiar projetos ligados ao mar, cultura e sustentabilidade

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro Litoral Norte, abriu três avisos no âmbito do programa MAR 2030 com uma dotação global superior a 1 milhão de euros.

Estes avisos destinam-se a apoiar projetos locais inovadores e sustentáveis, com impacto direto nas comunidades costeiras dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

A área de intervenção do GAL Costeiro Litoral Norte abrange estes cinco concelhos, com forte ligação ao mar e à atividade piscatória, englobando as sub-regiões do Alto Minho e do Cávado. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro de 2025.

Os avisos lançados integram a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) do GAL Costeiro do Litoral Norte e refletem uma visão de desenvolvimento sustentável, com enfoque na valorização das comunidades costeiras, conservação ambiental e promoção da identidade marítima do território, incentivando novas dinâmicas de desenvolvimento económico e criação de emprego.

O GAL aposta na valorização dos recursos, tradições marítimas e piscatórias do território através de três avisos específicos. O primeiro, denominado “Turismo Azul” (Concurso MAR2030-2025-19), conta com uma dotação de 498.455 euros e destina-se ao apoio a iniciativas de valorização turística sustentável com base nos recursos naturais e culturais da faixa costeira.

«Este aviso inclui a estruturação de produtos e experiências de turismo náutico, criação de rotas e percursos entre as Aldeias de Mar e o Caminho da Costa, certificação e promoção de alojamento e restauração associada a produtos do mar, bem como valorização do património cultural das comunidades piscatórias. As entidades elegíveis são autarquias, associações, empresas (micro e pequenas) e entidades privadas com ou sem fins lucrativos», explica a autarquia.

O segundo aviso, “Comunidades do Litoral” (Concurso MAR2030-2025-18), com uma dotação de 329.475 euros, incentiva ações de inclusão social, capacitação e valorização cultural ligadas ao território e à tradição marítima. «Este concurso promove as Aldeias de Mar, valoriza saberes e práticas costeiras, apoia redes colaborativas locais e desenvolve ações dirigidas ao envelhecimento ativo e promoção da saúde, especialmente junto da fileira da pesca. Podem candidatar-se autarquias, associações sem fins lucrativos e cooperativas», afirma.

Já o terceiro aviso, “O Mar do Litoral Norte” (Concurso MAR2030-2025-17), dotado com 214.542 euros, foca-se na qualidade ambiental, literacia dos oceanos e economia circular. «Apoia ações de mitigação das alterações climáticas com soluções baseadas na natureza, prevenção da poluição marinha e sensibilização ambiental, recolha e reciclagem de artes de pesca, bem como atividades escolares e eventos de valorização dos produtos do mar», destaca As entidades elegíveis são autarquias, instituições de ensino superior e associações sem fins lucrativos.

As informações sobre os avisos, regulamentos e critérios de elegibilidade estão disponíveis no site oficial do GAL Costeiro do Litoral Norte.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS