A Câmara de Amares adquiriu recentemente mais um sexto do terreno da Torre de Vasconcelos, em Ferreiros, sendo já proprietária de um terço do espaço. Numa primeira fase, a intenção da autarquia é delimitar o património, limpá-lo e consolidar o existente, avaliando a viabilidade de adquirir a totalidade do imóvel.
«Estamos em contacto com outros proprietários no sentido de perceber a possibilidade de compra total da Torre de Vasconcelos. Sabemos que se formos proprietários totais deste bem poderemos sempre estar atentos a candidaturas a fundos comunitários nesta área que permita pensar numa valorização diferente para o futuro», refere o Vereador da Cultura, Isidro Araújo.
Segundo o autarca, trata-se de um património que a Câmara entende que «deveria ser acautelado e preservado para o futuro».
«No fundo, é a memória de um passado comum. Com data do século XIII, é hoje classificada como Monumento de Interesse Público e por isso faz todo o sentido que seja recuperada do estado de abandono em que se encontra», afirma.
Além da autarquia, o restante património encontra-se actualmente dividido pelos herdeiros de uma família.
Notícia completa na edição impressa de Outubro, já nas bancas.