Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
CULTURA -

CULTURA - -
Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro propõe geminação entre Caldelas e Béran

A Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro propõe, em nota enviada esta quarta-feira, a «geminação de Santiago de Caldelas (Amares) e Berán (Leiro, Espanha)», sustentando que «ambas as freguesias possuem termas e se encontram no caminho da Geira», que liga Braga a Santiago de Compostela.

Na mesma nota, a Associação explica que «no sentido de promover e garantir a passagem oficial do itinerário por Berán, a associação divulgou, no passado domingo, 27 de Outubro, um comunicado em que pede um compromisso firme da Entidade Local Menor de Berán (equivalente a junta de freguesia) e uma reunião ao presidente do município de Leiró, Francisco José Fernandez, para discutir e analisar as distintas propostas e alternativas apresentadas sobre o traçado do caminho da Geira na região».

E acrescenta, «como forma de complementar o itinerário (certificado para emissão da Compostela com o nome Caminho da Geira e dos Arrieiros), a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, presidida por Abdón Fernández, propõe a geminação de Santiago de Caldelas e Berán, para estabelecerem parcerias socioeconómicas e culturais de interesse comum».

ELEMENTO CARACTERÍSTICO: TERMAS

A Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro lembra ainda que o «objectivo assenta no facto de ambas as freguesias possuírem termas, um elemento característico do caminho da Geira, que liga Braga a Santiago de Compostela, na distância de 240 quilómetros, passando pelas duas localidades». Neste contexto, Abdón Fernández destaca, «Berán tem a oportunidade de promover as suas termas, paradas mais de uma década, e o facto de estar estrategicamente colocada num ponto intermédio do caminho, a 100 quilómetros de Santiago de Compostela. É uma localidade ideal para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico vital para combater o despovoamento da região».

O traçado do caminho da Geira, como foi apresentado em 2017, em Braga, pela Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, prevê a passagem por Caldelas e Berán. O mesmo sucede com a proposta da outra associação privada envolvida neste projeto, a Codeseda Viva, que foi certificada para efeitos de emissão da Compostela pela Igreja de Santiago de Compostela.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS