O Dia de Todos os Santos é comemorado, anualmente, a 1 de Novembro, em honra dos santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano. Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de Novembro.
Origem
A origem desta celebração remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé. No século VIII, o Papa Gregório III dedicou uma capela em Roma a todas as pessoas que tinham vivido de acordo com o Evangelho e por isso eram consideradas santas. Ordenou, também, que a solenidade fosse celebrada a 1 de Novembro.
Tradições
Neste dia são homenageados todos os que já partiram e por norma as famílias portuguesas visitam os cemitérios e enfeitam as campas dos seus entes queridos com arranjos florais e velas nas suas lápides. Antes da visita ao cemitério – que em vários locais é realizada em procissão com início na Igreja paroquial – é celebrada uma Eucaristia na paróquia correspondente. O dia 1 de Novembro é também conhecido como o Dia de Pão por Deus, uma data muito aguardada pelas crianças, que saem às ruas com um saquinho a fim de recolher ofertas tais como castanhas, nozes, figos e doces.
Feriado de Todos os Santos
O Dia de Todos os Santos é, actualmente, um feriado nacional, que em 2013 deixou de o ser e que foi novamente retomado em 2016, por acordo com a Santa Sé.