O INR – Instituto Nacional para a Reabilitação notificou a Valoriza da aprovação do co-financiamento de mais dois projectos para o seu Centro de Actividades Ocupacionais (CAO). «Com estas duas medidas, vamos ter a oportunidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados na área da deficiência mental adulta», explicou Pedro Costa, presidente da Valoriza, instituição que implementou o CAO há três anos e trabalha esta problemática social em Amares.
Em comunicado, a Directora Técnica do CAO Ser Igual, Elisabete Teixeira, esclarece que, ao abrigo destas candidaturas, a instituição propôs o projecto Passo a Passo, que vai dar a oportunidade de «aproximar ainda mais» o trabalho com a sociedade civil.
«Iremos promover acções de sensibilização para a deficiência em todo o concelho, em iniciativas a desenvolver entre os meses de Junho e Novembro deste ano», adiantou.
O segundo projecto aprovado, Ambiente de Praia, consiste na organização de uma colónia de férias a realizar de 16 a 30 de Julho, uma iniciativa «que permite uma experiência muito rica para quem a vive».
«Acaba por influenciar as dinâmicas das famílias, que naqueles dias sabem que têm os seus familiares fora de portas, mas muito bem entregues a viverem experiências marcantes», sublinha Elisabete Teixeira.
Os projectos envolvem um montante global de aproximadamente 12 mil euros, que terá uma comparticipação 50% por parte do INR.
Estes projectos agora aprovados concorreram à edição deste do mesmo programa em que a Valoriza beneficiou de apoio em 2017, com a aprovação da candidatura IntegrARTE, também financiado nestes moldes.