“A liberdade é uma luta constante”. Esta é a mensagem que pode ler-se no ‘Mural pela Igualdade’ que o município de Braga inaugurou esta sexta-feira na Praça das Fontainhas, na freguesia de S. Vicente.
Concebido pela artista bracarense Marta Calejo, o mural resulta de um desafio lançado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, durante a terceira edição da Semana Municipal para a Igualdade que a Câmara de Braga realizou no passado mês de Outubro.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara, esta é uma forma de sensibilizar a população para a igualdade nas mais diversas vertentes. “Estimular práticas que salvaguardem a igualdade em todos os contextos da vida comunitária é uma das vertentes fundamentais do modelo de desenvolvimento preconizado para Braga”, referiu, lembrando o trabalho que a autarquia tem realizado, em parceria com diversas instituições, para “promover a igualdade e estimular a consciência da população para a importância desta temática”.
A par da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, o ‘Mural pela Igualdade’ contou com a colaboração da Junta de Freguesia de S. Vicente e da Escola Profissional de Braga.
Segundo Marta Calejo, autora do mural, este foi um trabalho de natureza colaborativa, ou seja, apesar de o desenho ser da sua autoria, a execução do mural procurou envolver a população local.
O processo de concepção foi documentado pelos alunos do curso de vídeo e fotografia da Escola Profissional de Braga. “A arte serve para desbloquear as discussões e os processos de reflexão, neste caso da condição da mulher e o que é isto da desigualdade”, salienta Marta Calejo.