A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) encerrou o primeiro trimestre com um conjunto de actividades culturais e solidárias, que se traduziram na «recolha de uma tonelada de alimentos oferecidos pelos cerca de 700 alunos, professores e colaboradores para ajudar 52 famílias carenciadas».
Para o director, João Luís Nogueira, a recolha de alimentos deixou-o com uma «sensação mista de constrangimento – devido às limitações da Covid – e – de felicidade – gerada pela fortíssima solidariedade que a EPATV revelou» pois «é este espírito de união que mais nos reconforta nesta manifestação de amizade e de alegria. Esta faceta solidária e voluntária permite que as nossas famílias possam ter um Natal mais feliz e esta recolha constitui um grande momento da EPATV como Escola Inclusiva».
“SER ESCOLA SOLIDÁRIA É O NOSSO MAIOR TRUNFO”
«Ser escola inclusiva é o nosso maior e melhor trunfo. Ser solidário é tão importante como saber apertar um parafuso e é uma grade marca que não podemos ignorar», sustentou João Luís Nogueira.
O director da Escola agradeceu ainda «o excelente trabalho feito com os alunos, de que são prova os prémios conquistados em concursos externos», dando o exemplo da Andreia Costa (Minho Young Chef Awards — MYCA conquistado em Braga), no dia 17 de Dezembro, na classe de Chefe de Sala e Bar, bem como o Prémio Território MYCA conquistado por André Sobral, na categoria de Cozinha, depois de terem vencido a prova na CIM Cávado.
Estes prémios externos, assegura João Luís Nogueira, «reconhecem a credibilidade e competência da Escola, porque a nossa missão é realizar os sonhos dos nossos alunos e estes prémios trazem-nos a vontade de fazer mais e melhor».
João Luís Nogueira concluiu com um apelo duplo: por um lado, «à celebração do ânimo e da coragem», e, por outro, «à participação de todos na melhor forma de decisões para o futuro porque este está nas vossas mãos e não nas mãos do chefe».
PROGRAMA DE NATAL
O programa abriu com todos os alunos, nas suas salas de aula, a entoarem a canção “A todos um bom Natal”, servindo de aperitivo para um espectáculo por um Sexteto de Sopros da Hymnus, empresa de produções artísticas com experiência de eventos corporativos e concertos, no hall de entrada da Escola.
A jornada não se resumiu a músicas, prémios e discursos, sendo marcada também pela campanha de cabazes de Natal, organizada pelo Grupo de Voluntariado da EPATV, que são distribuídos na próxima semana às famílias carenciadas de alunos da EPATV, revela, em nota enviada, o professor José Dantas que, com a professora Paula Costa, coordena a iniciativa que se consolida a cada ano que passa.
Após intervalo para almoço, seguiu-se a actuação do Sexteto de Sopros na abertura da cerimónia de troca de prendas, no Auditório da EPATV e posteriormente a apresentação da música de natal do Centro Qualifica da EPATV.
A sessão incluiu a entrega de prémios do concurso de Quadras de Natal, cuja vencedora foi Paula Conceição Azevedo, formanda do curso EFA Cozinha. Decorreu ainda a actuação do Centro Qualifica e a inauguração da exposição “Covid com Arte”, criada pelo professor Rui Silva. A jornada encerrou com a actuação do Sexteto de Sopros.