O Município de Braga, dando continuidade às sinergias construídas nos últimos anos, pretende formalizar três dezenas de parcerias institucionais com entidades culturais bracarenses que representam as mais variadas expressões artísticas.
Em comunicado, o Município revela que «estas parcerias, que representam um investimento municipal na ordem dos 395 mil euros, têm como objectivo, além do desenvolvimento do dos agentes e entidades de índole cultural, a promoção de programas de descentralização cultural e a dinamização do Plano de Actividades do Pelouro da Cultura e o, no qual já se encontram inseridas muitas das acções previstas na Estratégia Cultural Braga 2030».
«FORMA DE SUBLIMAR OS CONSTRANGIMENTOS PROVOCADOS PELA SITUAÇÃO PANDÉMICA»
Para a Vereadora da Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, a manutenção, e até reforço, destas parcerias é «uma forma de sublimar os constrangimentos provocados pela situação pandémica» e de «motivar os nossos agentes culturais a manterem a sua actividade».
O primeiro grupo de propostas sobe a reunião de Câmara na próxima segunda-feira, sendo as restantes propostas submetidas na reunião agendada para 22 de Fevereiro.
«O número de parcerias para a dinamização cultural cresceu de nove no ano de 2013, para 30 no ano de 2021, tendo os valores envolvidos sofrido um incremento muito significativo, passando de 19,2 mil euros em 2013 para mais de 395 mil euros previstos para 2021», refere ainda o Município.