Metade dos elementos que compõem os corpos activos dos Bombeiros Voluntários de Amares e dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro vão ser vacinados contra a Covid-19 entre esta e a próxima semana.
Esta sexta-feira, serão vacinados 25% dos elementos que compõem a corporação amarense, sendo que no dia seguinte é a vez da mesma percentagem dos Voluntários de Terras de Bouro receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Na próxima semana, será administrada a vacina a mais 25% de cada uma das corporações, o que fará com que seja abrangida metade dos elementos que compõem o corpo activo – o de Amares tem 72 elementos, o de Terras de Bouro 33.
«No nosso caso, priorizámos os funcionários assalariados e usámos ainda como critério a idade e a assiduidade, ou seja, os elementos que estão mais vezes presentes no quartel e nas escalas de serviço», explicou o adjunto de comando dos Bombeiros de Amares, Domingos Ferreira, ao jornal “O Amarense”.
O responsável acrescentou que os operacionais que estiveram infectados com Covid-19 «não serão vacinados para já».
No caso dos Bombeiros de Terras de Bouro, os critérios foram idênticos, mas o comandante, José Amaro, admite que «foi necessário fazer uma gestão cuidada para não criar transtornos».
«Inicialmente foi-nos pedida uma listagem de 50% da corporação, que depois reduziram para metade. Isso cria sempre alguns transtornos. Aquilo que fiz foi priorizar os bombeiros que são profissionais e fazem emergência médica. Depois, colocámos as questões da antiguidade na casa e a idade, procurando conciliar as duas coisas», referiu.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em corporações de Bombeiros arrancou esta quinta-feira e deverá abranger 15 mil bombeiros de todo o país.