A Associação Cidadãos de Esposende alerta os cidadãos para a existência de vários poços a céu aberto no concelho, sem qualquer vedação ou sinalização o coloca em risco a vida de pessoas e animais.
Em comunicado ao PressMinho/OVilaverdense/OAmarense, a associação afirma que tomou conhecimento de um acidente, “ocorrido recentemente num destes poços, que provocou a morte a um cão e deixou a sua família em sofrimento”.
“A Associação não quer que amanhã seja notícia a morte de uma criança, pelo que alertou várias entidades nacionais para que intervenham nesta situação”, adianta.
Refere que a morte de um animal no passado dia 8 não “deixou indiferente” a associação, que pretende que as entidades responsáveis “apurem quantos poços existem a céu aberto em Esposende e a legalidade dos mesmos”
A Cidadãos de Esposende assegura que tem conhecimento de “pelo menos” sete locais onde existem poços “sem qualquer segurança mas que podem chegar às dezenas espalhados por todo o concelho”.
“Não se entende que em pleno 2021, sendo Esposende um concelho que pretende ser uma referência a nível de turismo e de inovação, se verifique situações destas e que se tenha de lamentar a morte de um animal para que sejam tomadas medidas”, acrescenta o comunicado.
Avançando que já iniciou os contactos com “diferentes entidades nacionais para que esclareçam a legalidade dos mesmos e apurem responsabilidades”, a associação apela para que se denunciem estas situações, seja através do endereço de e-mail institucional [email protected]ou da plataforma de alertas que dispõem ao serviço da comunidade local, www.AlertaCidadao.pt.
A ‘Cidadãos’ recorda que após ter alertado para os problemas de segurança na ponte D. Luís Filipe, tal era a gravidade do estado da ponte, a empresa Infra-estruturas de Portugal acabou por intervir na recuperação total do passadiço, e que foi ainda por sua intervenção que que terminou uma extracção ilegal de areias nas dunas de Esposende.