Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO -
Braga vai apoiar a leitura e o desenvolvimento de competências de literacia

O auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) acolheu esta quarta-feira a apresentação de dois programas-piloto integrantes do Plano Local de Leitura de Braga, as iniciativas “Livros à Tua Porta” e “Livros com Rodas”.

Estes programas-piloto são duas das «múltiplas acções» integrantes da primeira fase do plano de acção do “Braga, Cidade Leitora – Plano Local de Leitura de Braga”, que será publicamente apresentado em finais de Abril/início de Maio, numa iniciativa conjunta do Município de Braga, da Rede de Bibliotecas de Braga e da Universidade do Minho.

PLANO LOCAL DE LEITURA

O Plano Local de Leitura de Braga, elaborado em articulação com um leque alargado de parceiros, através de metodologias de trabalho participativo e colaborativo, integra um conjunto de acções que visam a «promoção da leitura e a melhoria das competências de literacia dos cidadãos e de toda a comunidade bracarense».

“LIVROS À TUA PORTA”

O programa “Livros à Tua Porta” é uma iniciativa de entrega de livros ao domicílio que contará com o apoio da BLCS e das Juntas de Freguesia de S. Victor e de Sobreposta. O Município irá «lançar o repto junto de outras Juntas de Freguesias que demonstrem interesse em juntar-se a este programa».

Em comunicado, o Município explica que «através da adaptação do sistema de requisição online, que facilita o acesso e a pesquisa no catálogo da BLCS, e mediante o preenchimento de um formulário online, cada utente pode requisitar até três livros e proceder ao agendamento prévio da entrega dos livros, recebendo-os em sua casa ou em local a especificar. Essa medida permite ir de encontro às necessidades manifestadas pelas pessoas com mobilidade reduzida, ampliando a sua acessibilidade aos livros e à leitura».

“LIVROS COM RODAS”

Já o programa “Livros com Rodas” é uma medida de incentivo e promoção da Leitura dinamizado pela Junta de Freguesia de São Victor, pensado especificamente para este contexto e período de confinamento. Com esta iniciativa pretende-se «recuperar o modelo das Bibliotecas Itinerantes. Durante vários dias da semana, a carrinha da Junta de Freguesia estará durante aproximadamente uma hora numa das praças da freguesia para promover a cedência de livros aos fregueses de S. Victor, cumprindo de forma escrupulosa as medidas de segurança sanitárias recomendadas pela Direcção-Geral de Saúde», pode ler-se na mesma nota.

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA EM SOBREPOSTA

Visando também a «criação e descentralização de novos espaços de leitura e de empréstimo de livros», a Junta de Freguesia de Sobreposta e a Associação Social e Cultural de Sobreposta encontram-se já em «trabalhos preparatórios para a implementação de uma Biblioteca Comunitária no território».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS