A eurocidade Valença Tui anunciou esta quinta-feira a criação do Parque Urbano Fluvial Transfronteiriço das duas cidades. O projecto em estudo prevê a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, ligando os dois centros históricos.
Trata-se da terceira ponte a ligar as duas cidades. A nova ligação tem um perfil moderna e com materiais leves e a construção fica a cargo dos dois municípios, concretizando um projecto pretende ser estruturante para o espaço urbano de Valença.
“Queremos uma ponte porque é uma necessidade, porque os cidadãos mudaram os hábitos e estão a exigir mudanças nos desenhos das cidades. Hoje, querem cidades mais humanizadas, com mais espaço dedicado às pessoas”, afirmam Manuel Lopes, presidente da Câmara de Valença e Henrique Cabaleiro, alcaide de Tui.
O estudo contempla uma intervenção, em toda a margem do rio Minho, a poente da cidade, desde a Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo até a uma zona a nascente, em frente à cidade de Tui, na Veiga de Ganfei e a sua ligação a Tui. A área total de intervenção ronda os 250 mil m2 com uma extensão de 5,7 Kms.
VIA PEDONAL E CICLÁVEL
Uma via verde marginal, sempre junto ao rio, com perfil de parque urbano, ligará o Parque da Senhora da Cabeça ao Parque da Veiga de Ganfei e este ao Paseo Fluvial de Tui. Esta via integra os já existentes percursos da Ecopista do Rio Minho / Marginal da Senhora da Cabeça, da Ecovia Veigas do Rio Minho, em Valença e do Paseo Fluvial de Tui. Além dos acessos no princípio e no fim do mesmo há outras ligações, nomeadamente à Fortaleza e junto à Ponte Metálica Centenária.
PARQUE SENHORA DA CABEÇA
Como “grandes âncoras”, Valença pretende materializar o Parque da Senhora da Cabeça, requalificando esta área para usufruto da população e visitantes. Um conjunto de valências de lazer, entretimento e desportivas estão em estudo para potenciar este espaço junto ao rio Minho .
Está prevista a implantação de um espaço de acolhimento, porta de entrada no parque, na parte norte na Zona da Veiga de Ganfei com um conjunto de infra-estruturas de apoio.
CONCURSO DE IDEIAS
Concluído o estudo, a autarquia pretende lançar um concurso de ideias, junto de arquitectos e gabinetes de arquitectura, para a elaboração de um projecto que se quer de referência e âncora para o bem estar dos Valencianos.