As creches, jardins de infância e escolas do 1º ciclo reabrem na próxima segunda-feira, dia em que voltarão também a abrir os cabeleireiros, barbeiros e similares, anunciou esta quinta-feira o Primeiro-Ministro.
Também na segunda-feira, dia 15 de Março, voltarão a abrir as lojas de comércio local de bens não essenciais para vendas ao postigo e as livrarias.
António Costa explicou que o desconfinamento será feito «a conta-gotas», de forma «gradual e progressiva», entre a próxima segunda-feira e o dia 3 de Maio, de acordo com o calendário feito pelo Governo.
«Temos condições para começar a abrir com segurança, mas tem que ser uma abertura prudente, cautelosa e gradual. A conta-gotas», sublinhou.
DESCONFINAMENTO GRADUAL
Depois do primeiro momento de desconfinamento a 15 de Março, a 5 de Abril reabrirão as escolas de 2º e 3º ciclos, assim como lojas com porta para a rua até 200 m2 e com atendimento ao público.
As esplanadas de restaurantes, cafés e pastelarias também poderão voltar a ser usadas, não devendo ser possível ter mais do que quatro pessoas pessoas. Abrirão igualmente monumentos, museus, galerias de arte e outros equipamentos similares.
O Ensino Secundário e Superior volta a 19 de Abril, altura em que também será permitida a abertura de teatros, auditórios, cinemas e lojas do cidadão.
Nessa ocasião, os restaurantes, cafés e pastelarias poderão voltar a ter serviço de mesa no interior limitado a quatro pessoas e a seis na esplanada.
Serão permitidos eventos no exterior, sujeitos a lotação definida pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Poderão ter lugar casamentos e baptizados com limitação de 25% da lotação dos recintos.
Finalmente, a 3 de Maio, os restaurantes, cafés e pasteleiras poderão ter serviço de mesa até seis pessoas no seu interior e poderão acontecer grandes eventos exteriores e eventos interiores sujeitos a lotação da DGS. Os casamentos e baptizados poderão ter 50% da lotação.