Ainda não tem nome, mas está na forja. A nova associação empresarial do Minho vai ser registada dentro de dias. Um grupo de empresários dos distritos de Braga e de Viana do Castelo está a criar uma associação empresarial, do tipo da extinta Associação Industrial do Minho. O seu primeiro presidente da Direção será Ricardo Costa, da firma bracarense Bernardo da Costa.
Ramiro Brito, do Grupo R, um dos futuros associados, adiantou que os estatutos estão prontos e as adesões já concretizadas. «Esta semana registámos o nome definitivo e avançaremos com os órgãos sociais provisórios», disse.
O objectivo do novo organismo – acrescentou – é o de apoiar as empresas em matéria de aproveitamento dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como do próximo quadro comunitário de apoio, 2021/2027.
«Somos uma associação de cariz regional que quer colaborar com todas as associações empresariais locais da região, como as de Braga, Famalicão, Barcelos, Viana e Esposende», frisou.
O empresário sublinha que, para além do apoio às empresas nos programas europeus, o organismo enfrentará as novas questões da economia.
«Seremos disruptivos em termos de futuro; queremos estar no debate sobre questões como a economia circular, a sustentabilidade, a inteligência artificial, a resiliência das empresas ou as questões ambientais», explicou.
Ramiro Brito garante que a nova associação tem já a adesão das grandes empresas da região e de vários sectores, o que lhe dá um carácter transversal, salientando que terá forte presença de empresários jovens, sendo «transgeracional».