O Município de Braga lançou a 2ª edição da convocatória “ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos” visando «apoiar a criatividade artística, o desenvolvimento de projectos culturais e o apoio aos agentes e entidades culturais concelhios, tal como enunciado na sua Estratégia Cultural, num contexto em que se manifestam particulares fragilidades do sector».
Com esta convocatória pretende-se «continuar a apoiar o desenvolvimento de reflexões, criações e projectos de 35 artistas naturais ou residentes em Braga e que procurem apresentar as suas perspectivas disciplinares específicas sobre o presente e o futuro, consolidando o sector artístico e criativo e as dinâmicas culturais concelhias», pode ler-se em nota enviada pelo Município.
CANDIDATURAS
Os artistas, criadores e agentes culturais que pretendam participar no programa devem candidatar-se através do preenchimento de um formulário disponível em: http://bit.ly/3tJB6XL
As normas regulamentares e a declaração de autoria podem ser descarregadas em: https://www.cm-braga.pt/archive/doc/ACTUM_2021.zip
As candidaturas devem ser apresentadas até às 17h do dia 13 de Maio e os resultados serão divulgados dia 8 de Julho.
Todas as candidaturas serão avaliadas, tendo em consideração a «qualidade da proposta artística e correspondência aos critérios constantes nas normas concursais desta convocatória, por duas equipas de júri».
Relativamente à Música e Artes Performativas, os júri será constituído por Bruno Martins (director artístico), pela pianista Joana Gama e pelo radialista Pedro Portela. Na medida Artes Plásticas e Visuais, o júri será composto pelo fotógrafo Alfredo Cunha, pela curadora Helena Mendes Pereira e por Miguel Bandeira Duarte (director do Museu Nogueira da Silva).
As candidaturas implicarão a apresentação de um projecto que deverá incluir, entre outros documentos, uma memória descritiva da proposta e o portfólio/currículo dos seus criadores.
PROGRAMA – EDIÇÃO 2021
Este programa continuará a ser estruturado em duas medidas de apoio à criação. A primeira, na área da Música e das Artes Performativas, dirige-se à «concepção e divulgação de 10 projectos nos domínios da música, da dança, do teatro, do novo circo, entre outros, promovendo os diversos cruzamentos disciplinares».
A segunda medida, direccionada para a área das Artes Plásticas e Visuais, pretende «apoiar a produção de 25 projectos na área da pintura, da escultura, do desenho, da instalação, do vídeo ou da fotografia». Na edição de 2021 haverá algumas alterações, sendo que as principais serão o «valor dos apoios concedidos e também a apresentação pública das criações da Música e Artes Performativas durante o segundo semestre, numa sala de espectáculos da cidade».
À semelhança da anterior edição, as obras de artes plásticas e visuais serão integradas numa exposição que decorrerá no último trimestre na galeria municipal Casa dos Crivos e numa plataforma de arte online. A exposição continuará a contar com o apoio curatorial da zet gallery.
O programa «ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos» teve a sua primeira edição em 2020, apoiando 43 artistas e entidades bracarenses nas áreas da Música, Artes Performativas, Artes Plásticas e Visuais.