O Município de Braga promoveu a publicação da proposta da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, apresentada junto da Direcção-Geral do Património Cultural. O caderno onde consta a proposta da Semana Santa estará brevemente disponível para venda ao público e pode ser consultado online em: https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Livro_SSI_2021.pdf.
A submissão da proposta da Semana Santa de Braga ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial foi efectuada on-line, através da base de dados “Matriz PCI”, em Janeiro de 2016. No entanto, a sua análise ficou suspensa devido a «limitações da Direcção-Geral do Património Cultural. A análise foi retomada no início deste ano e deve conhecer o seu termo nos próximos meses», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Braga
A Entidade Proponente é a Câmara Municipal de Braga, tendo contado com a participação activa da Delegação para o Turismo Religioso da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte e também da Comissão da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga, através das entidades que integram a mesma comissão.
ENTIDADES ENVOLVIDAS
Além das já mencionadas entidades, a elaboração do presente documento contou com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Braga, da Irmandade de Santa Cruz, Biblioteca Pública de Braga, Arquivo Distrital de Braga e Fototeca do Museu Nogueira da Silva/ASPA e Arquivo Municipal de Lisboa.
PUBLICAÇÃO
Esta publicação, que apresenta um resumo ilustrativo dos conteúdos que se pretendem submeter, foi realizada no âmbito da exposição “Semana Santa Imaterial” que estava previsto realizar-se na Casa dos Crivos durante o período pascal. Devido aos constrangimentos da pandemia a exposição foi cancelada em 2020 e novamente este ano.