O Município de Braga aderiu ao “Corredor Biológico Mundial”, um projecto que visa «criar um “cinturão” ecológico ao redor do planeta, conectando diferentes espaços naturais para preservar a biodiversidade». O projecto está presente em cinco continentes e contempla um Comité Internacional que trabalha e colabora com diversas personalidades e instituições nacionais e internacionais. O percurso do “Corredor Biológico Mundial” terá em Braga mais um dos seus pontos estratégicos.
Segundo Altino Bessa, vereador do Ambiente no Município de Braga, «integrar esta iniciativa mundial de preservação da biodiversidade é mais um factor que permitirá à Cidade continuar a apostar na sustentabilidade, a combater as alterações climáticas e a realizar actividades de educação ambiental com os cidadãos».
INICIATIVAS
Esta é ainda uma oportunidade para Braga fazer parte de conferências, congressos ou eventos mundiais em que está integrado este projecto de protecção dos ecossistemas a nível planetário.
COMITÉ INTERNACIONAL
O Comité Internacional do Corredor Biológico Mundial, que o Município também passa a integrar, cria um «espaço de encontro, sinergias, alianças e ideias entre diversos países e regiões, contribuindo para que se possam desenvolver avanços significativos na expansão deste corredor biológico mundial».
O Corredor Biológico conta também com a colaboração de Universidades de quatro países, que trocam «informações vitais sobre as pesquisas que desenvolvem mundialmente» e que estão focadas em áreas como a «fauna, a flora, os habitats terrestres e marinhos, as mudanças climáticas, a poluição e as cidades sustentáveis».