Foi aprovado na manhã desta quarta-feira o projecto técnico de execução, programa de concurso, caderno de encargos e a abertura de procedimento do concurso para a requalificação da Avenida da Cova, em Rendufe. A empreitada prevê a «melhoria das condições de segurança da via, possibilitando a drenagem das águas pluviais da via pública, o alargamento da faixa de rodagem e a construção de um passeio praticamente na totalidade da sua extensão».
Esta via faz a ligação entre dois concelhos, passando por várias zonas residenciais, inclusivamente na Zona Geral de Protecção ao Mosteiro de Santo André de Rendufe, Imóvel de Interesse Público, com considerável circulação automóvel de viaturas ligeiras e pesadas.
A intervenção visa a «melhoria das condições urbanísticas, de circulação automóvel e pedonal na totalidade da sua extensão, assegurando a melhoria das condições de segurança e conforto dos utilizadores e residentes. Prevê-se, ainda, o prolongamento do colector de águas pluviais com ligação ao colector existente, localizado na proximidade da designada “Ponte Nova”, com ligação ao Rio Homem».
Em nota publicada nas redes sociais, o Município de Amares sublinha que se trata de uma «melhoria significativa da segurança, do conforto e da acessibilidade uma vez que actualmente a via se encontra num avançado estado de degradação, limitada pela actual largura da faixa de rodagem».