O presidente da Eucaristia desafiou, este domingo, os finalistas da licenciatura em Fisioterapia do ISAVE – Instituto Superior de Saúde a serem «construtores da harmonia à sua volta». O Senhor Padre falava no Santuário do Bom Jesus, em Braga, na Eucaristia que assinalou a bênção das pastas dos finalistas e colocou o dia 23 de Maio na agenda da vida destes jovens que iniciam agora uma nova etapa na sua vida, após quatro anos de «esforço e dedicação», como referiu Catarina Biscaia na saudação final aos seus colegas, pais, professores e familiares.
O Santuário do Bom Jesus encheu para acolher estudantes e familiares numa cerimónia que contou, ainda, com a presença de João Luís Nogueira, Presidente do Conselho de Direcção, Mafalda Duarte, Presidente do ISAVE, e o director de cursos de Fisioterapia, Gilvan Pacheco.
Na homília da Eucaristia, foi lembrado que este «é um dia grande para os familiares dos finalistas e para a Direcção do ISAVE, num momento em que esta família está a ganhar amplitude».
«Hoje, ser finalista é uma etapa entre muitas, que tem de ser vivida com responsabilidade e é sinónimo de trabalho permanente. Ser finalista é um marco na nossa vida, porque todos os dias da nossa vida são de aprendizagem até morrer», acrescentou.
No momento do ofertório, os novos fisioterapeutas trouxeram para o altar os símbolos dos seus curso e pão e vinho para a Eucaristia.
Após a celebração da eucaristia, Catarina Biscaia agradeceu aos pais, professores, colegas todos os dons que receberam ao longo destes anos de frequência do ISAVE. A porta-voz dos Fisioterapeutas notou «um pequeno vazio numa parte de nós que fica dentro das quatro paredes da Escola, mas seguimos juntos, preparados para tudo, para o futuro que está nas nossas mãos».
Gilvan Pacheco, ao ver partir treze dos seus novos fisioterapeutas, desejou-lhes que «tenham muito sucesso, após estes quatro anos de muita luta, que traz muito orgulho aos docentes. Eles levam um pouquinho de nós e espero que sejam superiores ao que nós somos».
O Presidente do Conselho de Direcção do ISAVE destacou que «os finalistas são sempre o nosso orgulho e o nosso futuro e garantem que fomos competentes e capazes de realizar o seu sonho». João Luís Nogueira está convicto de que «eles são os nossos melhores embaixadores e o ISAVE continua aberto para eles».
Já a presidente do ISAVE não escondeu o seu «orgulho». «Eles chegam ao final de um ciclo de investimento, de dedicação e sacrifício», apontou Mafalda Duarte, agradecendo ainda aos professores e funcionários do ISAVE porque «fizeram tudo para que eles chegassem até aqui neste dia que marca as suas vidas para sempre».
No final da Eucaristia, seguiram-se os rituais, entre eles o da “queima” das fitas e a despedida da escola através de fotos colectivas do curso com os seus professores, ao som de canções da YSATUNA.