A ALS Life Sciences Portugal, em parceria com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, anunciou o lançamento de um “kit” de diagnóstico “in vitro” para a Covid-19 que permite obter resultados em cerca de 45 minutos.
Segundo a ALS, o kit SARS-CoV-2 RT-LAMP, que foi desenvolvido e produzido integralmente em Portugal, apresenta «elevados níveis de sensibilidade (96%) e de especificidade (98%)».
Permite «realizar os testes a uma fracção do custo e do tempo exigidos pelos convencionais PCR, garantindo semelhante qualidade no diagnóstico».
A obtenção de resultados é conseguida em cerca de 45 minutos, mas este tempo pode «ser reduzido para 25 minutos, no caso da detecção por fluorescência em laboratório», acrescenta.
A ALS explica, em comunicado, que o novo kit usa a tecnologia RT-LAMP (teste molecular rápido de amplificação de ácidos nucleicos) e «destaca-se por ser mais rápido do que a alternativa PCR em tempo real e mais simples quanto ao processo de implementação, dispensando a utilização de um aparato laboratorial complexo, dado ser realizado a temperatura constante».
«Adicionalmente, o kit oferece a possibilidade de interpretação visual de resultados por alteração de coloração, com uma performance equiparável ao método de referência PCR», refere.