Decorreu na manhã deste domingo, em Lago, a inauguração e benção do novo espaço multiusos da Freguesia. O momento serviu ainda para assinalar a conclusão das obras de alagamento do cemitério local e o restauro da Igreja Paroquial.
As cerimónias tiveram início no Centro Social de Lago, seguindo-se uma eucaristia na Igreja Paroquial, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D Jorge Ortiga. No final, os presentes realizaram uma visita ao novo espaço multiusos e ao cemitério.
A obra de alargamento do cemitério – que agora conta com espaço para «mais de uma centena de novas campas» – rondou os «70 mil euros» e a construção do Multiusos teve um custo total «acima de 100 mil euros», ambas as intervenções a cargo da Junta de Freguesia com o apoio do Município de Amares
No caso da Igreja, o valor total da intervenção cifrou-se nos «400 mil euros», verba essa suportada pela Fábrica da Igreja Paroquial de Lago, particulares (através de doações) e contou com o apoio da Junta de Freguesia e do Município.
«TRÊS INTERVENÇÕES DE EXTREMA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA PARA OS LAGOENSES»
Delfim Rodrigues, Presidente de Junta da Freguesia de Lago, sublinhou que o dia «27 de Junho de 2021 fica na história de Lago e na memória dos lagoeneses. É com grande satisfação que que assistimos à bênção do novo espaço multiusos de Lago, do alargamento do cemitério e do restauro da Igreja Paroquial. São três intervenções de extrema necessidade e importância para os lagoeneses».
«QUEREMOS QUE SEJA USADO PARA DIVERSAS SITUAÇÕES»
Sobre o novo espaço multiusos, Delfim Rodrigues esclareceu e justificou o seu nome face à polivalência que o equipamento se poderá revestir. «É um espaço multiusos, não gostaria que lhe chamassem capela ou casa mortuária. Não se justifica um investimento tão elevado na construção de um edifício desta qualidade somente para ser usado em velórios. Queremos que seja usado para diversas situações. Trata-se de um equipamento que está ao dispor das várias colectividades da Freguesia, da Igreja, das Comissões de Festas, Associações Lagoenses e população em geral».
«Hoje, Lago está mais rico», concluiu.
«OBRAS QUE SÓ ACONTECEM QUANDO HÁ GENTE DESTE CALIBRE E QUALIDADE»
Para o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, tratam-se de obras «excelentes», fruto do «trabalho, empenho, determinação e dedicação» dos envolvidos, tendo destacado o papel do pároco local, Nuno Edgar, e o presidente de Junta de Lago, Delfim Rodrigues.
«As obras só acontecem quando há gente deste calibre e qualidade. É um orgulho estar nestas inaugurações, que mostram a qualidade do povo de Amares e de Lago», disse.