A Equipa de Busca e Resgate em Montanha, da Unidade de Emergência Protecção e Socorro da GNR, que conta com 16 efectivos, já se encontra sediada no piso superior do Centro de Animação Termal da Vila do Gerês.
Segundo a Câmara de Terras de Bouro, esta equipa permite «um maior reforço no âmbito de busca e salvamento».
«Sendo esta uma zona com elevada afluência turística e onde ocorrem alguns acidentes e/ou pedidos de socorro, principalmente na época de verão, quer seja durante o dia ou em período nocturno, é possível, desta forma, dar uma resposta mais rápida e eficaz nesses casos», refere.
Para a autarquia, «a criação deste Centro de Socorro e Resgate de Montanha é, indubitavelmente, uma mais-valia para o concelho de Terras de Bouro, conferindo um maior nível de segurança a todos aqueles que nos visitam».
«A Unidade de Intervenção de Protecção e Socorro comporta agora o nosso território com diversos serviços fundamentais, nomeadamente: intervenção de combate a incêndios florestais, busca de pessoas desaparecidas, intervenções diversas de protecção e socorro perante condições meteorológicas adversas, patrulhamento florestal, bem como realização de acções de esclarecimento e sensibilização», assinala.
No mesmo âmbito, encontra-se instalada no Chalé Florestal da Vila do Gerês a brigada de combate a incêndios que está afecta ao Plano Operacional Nacional do Gerês (PONG).