A Câmara de Amares alugou um camião, até ao final do ano, para reforçar a frota de veículos que fazem a recolha de lixo no concelho, procurando dar resposta ao aumento de população que acontece por esta altura.
A novidade foi avançada esta segunda-feira pelo presidente da Câmara, Manuel Moreira, durante a reunião quinzenal do executivo camarário, em resposta a uma questão colocada pelo vereador do PS, Pedro Costa.
«Alugámos mais um camião, que já está a trabalhar. Neste momento, temos quatro veículos de recolha de lixo, três grandes e um pequeno», afirmou.
Para Pedro Costa, o aluguer de camiões de lixo «não é um acto de boa gestão de dinheiros públicos», considerando tratar-se de «um remendo» e não uma solução a longo prazo que permita melhorar o serviço.
Manuel Moreira lembrou que os veículos da autarquia «estão obsoletos» e anunciou a intenção de comprar «um ou dois» novos camiões, abrindo também a porta a uma mudança no sistema de recolha de lixo, que nas freguesias mais urbanas poderá passar a ser feita porta-a-porta.
QUESTÃO DE CIDADANIA
O autarca vincou, no entanto, que existe «um problema de cidadania e de respeito», sublinhando que a Câmara vai voltar a fazer acções de sensibilização nas escolas.
«Não há justificação para que se deixem colchões, frigoríficos, panelas e outras coisas semelhantes nos contentores. É impressionante. A Câmara tem um serviço de recolha de monos, que não podem ser despejados no lixo doméstico», frisou.