Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Esposende adere ao projecto de apoio gratuito a idosos da GNR

A Câmara de Esposende aderiu ao projecto eGuard, que consiste num serviço de teleassistência, para cidadãos mais vulneráveis, quer seja por situações de dependência, isolamento e sem apoio familiar. Na formalização do projecto será celebrado um protocolo entre o município e a GNR.

“Nos domínios social e de saúde é possível constatar-se que as situações de dependência decorrentes de idade, incapacidade, isolamento ou condições económicas desfavorecidas, constituem uma problemática de extrema relevância”, pelo que é – afirma a autarquia no Facebook – “necessário desenvolver ambientes que permitam a autonomia das pessoas em situação de dependência, como a implementação de serviços de apoio e segurança, de que é exemplo a teleassistência”.

“Esposende – acrescenta o post – tem assumido um papel interventivo no apoio a projectos que constituam auxiliares inestimáveis na promoção do bem-estar e da qualidade de vida desses grupos da população mais carenciados, designadamente por via da celebração de protocolos de cooperação com entidades que se afirmam como parceiras determinantes na concretização das atribuições autárquicas”.

A Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI) apoia o projecto eGuard, permitindo a distribuição de um dispositivo electrónico de apoio gratuito aos idosos, dando lugar a uma monitorização permanente através de um portal que se encontrará acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR.

SISTEMA SIMPLES

Os munícipes que recebem o apoio do projecto podem contar com um sistema de teleassistência “simples e fácil de accionar”. O equipamento associado a este sistema de apoio, consiste num objecto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de três segundos, acciona uma chamada SOS para a GNR. A sala de situação da GNR recebe os alertas e acciona os meios de socorro.

As despesas referentes a cada um dos dispositivos e a todo o demais equipamento informático necessário, são assumidas pela autarquia esposendense, representando um valor que pode atingir os 7.500 euros.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS