A lista da CDU à Câmara Municipal de Amares nas próximas Eleições Autárquicas é liderada por Manuel Joaquim Silva. Oficial de justiça, de 61 anos, aponta como fundamental a aplicação de políticas que visam «garantir a fixação de população em Amares, principalmente os jovens, que na falta de condições vêem-se forçados a procurar outros locais».
Em síntese, de forma resumida, quais são as principais prioridades da candidatura?
Ao longo dos anos, a CDU tem pautado a sua acção nos princípios fundamentais do trabalho, honestidade e competência e, sobretudo, no contacto com as populações para responder aos seus anseios. Em Amares não será diferente e na decorrência da nossa observação conseguimos definir as necessidades do Concelho.
Desde logo, habitação e a necessidade de se definir critérios de avaliação para a ajuda a famílias mais carenciadas na requalificação de habitações; no reforço dos transportes públicos, seja dentro do Concelho de Amares, seja na promoção do diálogo para a criação de acordos com Concelhos limítrofes de forma a responder a necessidades das populações; no fomento de políticas de apoio à indústria, quer incentivos de criação de emprego, quer reforço de infra-estruturas de forma a fixar empresas no Concelho.
Noutro âmbito, destacamos o alargamento total da rede de saneamento a todas as Freguesias e a resolução de problemas de falta de água que afectam algumas Freguesias há já alguns anos. Estas serão prioridades, assim como a conservação dos rios e criação de praias fluviais, que ao longo dos anos tem sido votado ao esquecimento pelo executivo que está actualmente na Câmara Municipal.
Defendemos ainda o apoio às mais diversas colectividades desportivas e culturais, avançando com a construção de infra-estruturas ou com a dinamização de infra-estruturas existentes no Concelho de forma descentralizada para possibilitar a todos os amarenses o acesso ao desporto e à cultura, pilares fundamentais de uma sociedade mais inclusiva.
O que é mesmo imprescindível fazer em Amares no próximo mandato?
Consideramos que todas as nossas propostas serão fundamentais para garantir a fixação de população em Amares, principalmente os jovens, que na falta de condições vêem-se forçados a procurar outros locais. Neste sentido, consideramos que são essenciais políticas de apoio ao emprego e à criação de emprego, passando também por apoios aos micro e pequenos empresários, cuja situação se agravou com a pandemia.
Se for eleito, qual será a primeira medida a tomar?
Para além das propostas já referidas, que são fundamentais, consideramos também que se deve fazer um melhor planeamento habitacional da Freguesia de Amares e Figueiredo para garantir espaços verdes e de promoção da cultura e do desporto, de forma a promover uma melhor condição de vida das populações. Isso é o contrário do que tem acontecido, ou seja, uma construção desenfreada com ausência total de planeamento.
Como “primeira medida” também é importante garantir o alagamento da rede de saneamento e a resolução de problemas de falta de água. Não temos dúvidas que se estas e as outras propostas elencadas no nosso programa, que são o resultado da auscultação da população, forem tidas em conta trarão melhores condições de vida e resolução de problemas que afectam os amarenses.
Por que devem os amarenses votar em si?
A lista CDU que eu encabeço é um colectivo composto por mulheres e homens empenhado na defesa das populações, na resolução de problemas que as afectam, com provas dadas ao longo dos anos.
Os amarenses podem contar com este colectivo, não só na Câmara Municipal mas também nas Assembleias de Freguesia, na procura de soluções para resolver os seus anseios e melhorar a condição de vida de todos, com a implementação de políticas de promoção de emprego, de habitação, de saúde, de transportes, de cultura, de desporto e de conservação do ambiente, medidas que consideramos fundamentais.
Reforçamos a garantia de estarmos sempre junto das população, porque só com a auscultação dos amarenses conseguiremos perceber os seus anseios e necessidades.