Foi apresentado, esta segunda-feira, o Projecto Preliminar desenvolvido para a requalificação e ampliação do antigo cinema São Geraldo no sentido de obter contributos da sociedade civil para a definição final a implementar.
São quatro as propostas, de estimativas orçamentais ascendentes, apresentadas pela equipa liderada por Cláudia Leite, responsável pelo projecto ‘Braga Media Arts’, por João Aidos, coordenador do projecto, e pelo arquitecto Gonçalo Louro.
SOLUÇÕES
A primeira solução apresentada tem por objectivo a reabilitação do edifício, mantendo toda a sua estrutura. Esta proposta inclui áreas de apoio, como o piso -1 para áreas técnicas e de apoio e parte do logradouro para iluminação e gabinetes de trabalho. A plateia inclinada permite uma lotação de 344 lugares, acrescidos de 6 de mobilidade reduzida e o balcão existente permite 192 lugares.
A segunda proposta cria uma plateia plana, oferecendo quer espectáculos em pé, quer em auditório, através do uso da bancada retráctil. Permite uma lotação de 238 lugares sentados e 750 lugares em pé. O balcão, com novo layout, permite uma lotação de 184 lugares.
A terceira proposta inclui igualmente a plateia plana, com a mesma capacidade de lotação, e introduz a sala Media Arts através do aproveitamento do espaço do balcão. Esta é uma solução de compromisso que implica a perda de capacidade de lotação devido ao suprimento dos lugares do balcão.
Já a quarta solução, a mais completa e exigente a nível financeiro, inclui a plateia plana e o balcão, com novo layout, mantendo-se a lotação igual à da segunda proposta. A novidade está no facto de inserir a sala Media Arts (uma Black Box imersiva) na cobertura, o que permite que esta ganhe uma dimensão reforçada em termos de espaço. Esta seria uma sala única na Península Ibérica e que vem no seguimento da aposta em colocar Braga na vanguarda na área do vídeo e da imagem, possibilitando a criação de uma relação com múltiplas áreas artísticas e contextos e de uma ponte com o sector académico e empresarial neste domínio.
IMPULSO ÀS ‘MEDIA ARTES’
“O novo espaço contribuirá para colocar o sistema cultural e criativo de Braga ao serviço do desenvolvimento da cidade e região. O objectivo é permitir uma resposta multifacetada que conjugue o impulso às Media Arts com as necessidades de outras estruturas culturais da cidade. Será um espaço onde o património e a memória viverão lado-a-lado com a contemporaneidade e áreas artísticas diversificadas, potenciando a criação de conhecimento e de valor. Este será igualmente um contributo para a regeneração urbana da cidade, afirma a autarquia em comunicado.
As propostas podem ser consultadas aqui. O município de Braga recolhe contributos até final do presente mês. As sugestões podem ser enviadas para o seguinte email: [email protected].