No âmbito do projecto “Amar o Minho”, o Município de Amares e a “Feel Travel Minho” desafiaram algumas escolas de hotelaria a reinventar alguns dos produtos âncora do concelho, nomeadamente as “Papas de Sarrabulho”, a Laranja de Amares e o Vinho Verde Loureiro. O resultado não podia ter sido melhor, com os participantes a «ousaram e apresentaram sugestões inovadoras, com magnífico aspecto e um sabor excecional», refere o Município de Amares em nota enviada.
«Desde o prato principal até às sobremesas, acompanhados pelo aroma inconfundível do Vinho Verde Loureiro de Amares (em novas aplicações), os jovens alunos surpreenderam com verdadeiras reinterpretações das Papas de Sarrabulho, doces à base de laranja e cocktails refrescantes», acrescentam.
A iniciativa inseriu-se no âmbito do projecto de valorização da enogastronomia “Minho Região Europeia da Gastronomia” e teve como objectivo «promover uma maior valorização e visibilidade dos produtos endógenos do concelho de Amares junto do consumidor e público em geral, intensificando e diversificando a sua utilização na gastronomia, com o simultâneo incentivo aos jovens em formação na área da cozinha/pastelaria e restaurante/bar nas escolas da região do Cávado».
O desafio decorreu na Escola Profissional Amar Terra Verde, na Profitecla e Associação Empresarial de Braga.