O charme das verdadeiras raridades que são os Alfa Romeo GT Bertone animou, este sábado, o centro de Esposende, com a realização da ExpoAlfa, exposição de viaturas históricas da marca italiana que este ano assinala 111 anos.
“Este é um evento que associa diversas componentes que para o município de Esposende são fundamentais. Desde logo porque é caracterizada pelo empenho na salvaguarda de um património, neste caso os carros, mas que tem associada uma componente ecológica, porque serão plantadas árvores, no mesmo número do aniversário da Alfa Romeo: 111”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.
Falando no Auditório Municipal Esposende, onde foi abordada a relação sobre a casa Bertone e a obra de Giugiaro, autarca que a realização desta Expo Romeo “tem lugar garantido na programação de eventos do município de Esposende durante os próximos anos, inserida da “projecção turística do município, captando coleccionadores nacionais, mas também de Espanha”.
Para o vereador do Desporto, Rui Losa, “o evento pretende alargar o leque de ofertas que o município disponibiliza à população, com um evento de elevado nível e que dinamiza o comércio e restauração locais”.
A edição deste ano da Expo Alfa marca o início de uma nova forma de homenagear aqueles que preservam o modelo Alfa Romeo GT Bertone.
Como explicou o organizador Silvestre Carvalho, à componente gastronómica foi associada, este ano, a vertente histórica, com uma prelecção de Nino Romeo, estudioso da marca italiana e que apresentou a evolução da Casa Bertone, ao longo dos tempos.
A Bertone está associada às marcas de carros italianos como a Alfa Romeo, Ferrari, Fiat, e Lamborghini, mas também da BMW, Opel e Volvo. Lembre-se que as empresas Pininfarina, Bertone e Italdesign, de Giugiaro, destacam-se entre as mais conceituadas por criar autênticas obras-primas automóveis.
Entre os modelos expostos no centro da cidade destacavam-se o modelo 1750 gtv, de 1972, totalmente restaurado pelo antigo piloto de velocidade Domingos José Casimiro, depois de cerca de 20 anos sem circular. Ou o 2000 gtv, de 1974 que teve a primeira matrícula de Angola (AAH – 55-13) e o 1600 gt junior, adquirido novo, em 1967, por uma inglesa, radicada em Cascais e o 1750 gtv, de 1969 que, segundo arquivo histórico da Alfa Romeo, foi produzido em Arese, Itália.
Esteve patente, também, um modelo 1300 gt Júnior que entrou num filme francês rodado no Porto.