Contorna-se a rotunda, entra-se na estrada que tem o ISAVE de um lado e o Centro Escolar D. Gualdim Pais do outro e ao fundo uma imensidão de luzes a piscar fixa a visão. São muitos metros de cor e brilho, em milhares de luzes, num enorme colorido que contrasta com a noite escura. Se em Belém era a estrela que guiava e apontava o caminho, aqui são as luzes que fazem avançar.
Para lá chegar é preciso percorrer a estrada que passa em frente à entrada do edifício do ISAVE e virar duas vezes à esquerda antes de iniciar o percurso que leva até à casa de António Gonçalves, o responsável por aquela atracção natalícia. É ali, na Rua do Castelo de Pombal, em Amares, que se encontra a “Casa do Pai Natal”.
Passaram quase duas décadas desde que António, que por ali todos conhecem como “Cavenco”, começou a enfeitar a casa, por dentro e por fora, com motivos natalícios. Ao longo dos últimos anos tem dedicado cada vez mais tempo e minúcia ao trabalho, porque se assume como um verdadeiro fã desta altura do ano e porque gosta de dar asas à criatividade.
Nos últimos tempos, a casa de António tornou-se, mais do que nunca, numa verdadeira atracção, comentada e partilhada nas redes sociais, fotografada e visitada por muitos curiosos, de tal forma que muito dificilmente alguém não repararia nela. Entre a moradia e o jardim, estão cerca de 1.500 luzes distribuídas ao longo de dezenas de metros.
Fotos: Rui Barbosa