O movimento cívico Braga para Todos quer que a Câmara Municipal siga o exemplo de Porto e Lisboa e disponibilize gratuitamente testes de antigénio em vários pontos da cidade, sobretudo nas proximidades de discotecas e bares de “forma a não prejudicar mais a actividade económica” desta actividade, a exemplo do que sucede no Porto e Lisboa.
O movimento defende, em nota ao PressMinho, que a autarquia “deve garantir segurança nesta época festiva, mas ao mesmo tempo ajudar negócios onde é necessário teste negativo para aceder, independentemente da vacinação”.
“Defendemos que a câmara adquira 30 mil testes de antigénio para serem feitos aos bracarenses, ou a turistas, de forma gratuita, durante o presente período festivo para evitar que bares e discotecas sejam mais penalizadas do que já foram”, afirma.
Para o Braga para Todos, esta medida “vai ajudar, por um lado, “estas empresas, e por outro, facilitar a vida aos bracarenses em fazer os testes sem perder tempo a tentar marcar previamente nas farmácias, sendo que a maioria não tem vaga aos fins de semana”.
“Os testes gratuitos, sem marcação e em locais estratégicos podem, igualmente, evitar surtos de covid 19 oriundos de festividades particulares e de mais difícil controlo,” diz.
O movimento finaliza referindo que “quem aceder ao site das Farmácias Portuguesas na opção marcação de teste verifica que até ao Natal não há disponibilidade às sextas e aos sábados, os dias onde há maior afluência nos espaços nocturnos”.
Legenda: Posto de testagem do Cais do Sodré, em Lisboa/Foto Braga para Todos