Ponte de Lima vai acolher o projecto “Resposta de Apoio Psicológico”, destinado a crianças e jovens vítimas de violência doméstica, numa iniciativa promovida pelo Gabinete Social de Atendimento à Família (GAF).
Desta forma, o concelho passa a dispor de um serviço de apoio psicológico e psicoterapêutico, recorrendo a metodologias de «intervenção individual e em grupo», que são baseadas em «abordagens especializadas focadas no trauma».
Este apoio psicológico pretende ser «uma mais valia para o público a que se destina» e garante que serão consideradas as «vulnerabilidades e necessidades especificas das vítimas de violência doméstica».
Este projecto surge no âmbito do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica do GAF e vai ter a duração de 21 meses. Para além disso, a iniciativa é financiada pelo “Portugal 2020 – POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego)”, sendo que resulta de uma articulação entre o Município de Ponte de Lima, a Junta de Freguesia de Arca e Ponte de Lima e o GAF de Viana do Castelo.