Torcato Ribeiro reafirmou esta quarta-feira, em Amares, que o desenvolvimento de uma rede pública de equipamentos e serviços sociais são prioridade da CDU.
Falando no final de uma visita à sede da Associação de Paralisia Cerebral de Braga (APCB), em Amares, Torcato Ribeiro garantiu que “a CDU dará prioridade à criação de uma Rede Pública de equipamentos e serviços que responda a necessidades sociais, nomeadamente nas áreas dos direitos das crianças e jovens, das pessoas com deficiência e das pessoas idosas, particularmente das pessoas idosas dependentes”.
O cabeça-de-lista da Coligação Democrática Unitária declarou que a rede tem como objectivo “assegurar a igualdade no acesso aos equipamentos e serviços sociais, a qualidade de prestação do serviço público, com meios humanos e técnicos que assegurem a resposta necessária”.
Acompanhado pelos candidatos Filipe Gomes e Daniel Marques, o candidato comunista explicou que a proposta da rede pública surge para fazer face ao peso “residual” dos estabelecimentos de acção social do Estado e exercida “quase só por via de IPSS, ao mesmo tempo que se alarga uma lógica de privatização das respostas sociais”.
No encontro, a CDU constatou que o trabalho e respostas sociais que a APCB fornece “são de grande valor” para todo o distrito.
“Apesar de possuir novas instalações, falta a capacidade para as equipar, assim como protocolos necessários com a Segurança Social para ampliar a dimensão da resposta e adequa-la à nova capacidade física”, afirmou, acrescentando que é também necessário “o reforço dos transportes públicos para Amares, que sirvam de forma concreta, não só os utentes, mas também o pessoal técnico”.
Torcato Ribeiro salientou a importância da intervenção precoce da associação, “que contribui em grande medida, para uma integração futura na sociedade, por parte dos utentes”.