Guimarães inicia na próxima segunda-feira um projecto piloto de recolha selectiva de lixo porta-a-porta em 250 habitações, através da entidade gestora Resinorte e com o apoio da Junta de Freguesia de Urgezes.
Na sua página oficial, o município explica esta terça-feira que “este é um primeiro passo para os vários alargamentos da recolha selectiva porta-a-porta que se pretende implementar no concelho, dado a adesão da população e o aumento substancial das quantidades recolhidas selectivamente através dos programas já implementados na recolha selectiva porta-a-porta”.
O projeto abrange um sistema de recolha de papel/cartão e embalagens de plástico e metal, através de ‘sacos’ que são distribuídos pela Resinorte. O vidro deve ser separado e colocado em vidrões.
A entrega dos sacos (ecobags) é efectuada pela Junta de Urgeses e podem ser levantados de segunda a sexta-feira no período da tarde.
As recolhas acontecem duas vezes por semana: às segundas e sextas-feiras, a partir das 20h00.
Nesta fase inicial, os arruamentos abrangidos da freguesia de Urgezes são as ruas Francisco Santos Guimarães; Carlos de Oliveira; Jerónimo de Almeida; Padre Alexandre Neves; Comendador Manuel pereira Bastos; a Urbanização da Cerca Nova; e a Travessa Cerca Nova.
Com o mote ‘Agora separar os resíduos é ainda mais fácil’ inicia já esta quarta-feira a campanha de sensibilização, de modo a apelar a uma correcta separação, informar sobre a periodicidade de recolha e procedimentos de deposição.
Este, acrescenta a autarquia, “é um projeto de continuidade de outros como o PAYT ou o RRRCICLO que Guimarães pretende optimizar e alargar de forma a potenciar a reciclagem no concelho e superar os metas e objectivos nacionais.