O Conselho Intermunicipal da CIM Cávado reuniu na passada terça-feira, 1 de Fevereiro, em Braga, com o Presidente do Conselho de Administração da E-Redes, José Ferrari Careto para «abordar o ponto de situação do estado actual da Iluminação Pública na NUT III Cávado, bem como as perspectivas futuras no âmbito da manutenção e reparação desta rede».
O sistema implementado na NUT III Cávado é composto por «6 mil km de rede e 108 946 luminárias», que traduzem um volume de «261 luminárias/1000hab».
De acordo com informações prestadas pela operadora, o «tempo médio de resolução dos problemas reportados pelos nossos municípios ou cidadãos é superior a 10 dias. Este valor está relacionado com questões alheias aos nossos municípios como a dificuldade na recolha de informação sobre focos apagados, escassez de mão-de-obra especializada e de subempreiteiros de proximidade, tecnologia não normalizada, entre outros factores».
É necessário, com o objectivo de resolver alguns dos problemas que afectam várias zonas do território da NUT III Cávado, «delinear estratégias que facilitem e agilizem o registo de ocorrências e a sua resolução. Os problemas na iluminação pública têm sido uma preocupação constante, por parte das seis câmaras municipais, que assumem, com a CIM Cávado, um compromisso de monitorizar este serviço em articulação permanente com a E-Redes».
Neste encontro, e dentro deste tema, os diversos presidentes do CI abordaram assuntos como o «critério de priorização de intervenções, a necessidade de acelerar o investimento em luminária LED ou o reforço de intervenção em diversos PT’s».