A Câmara de Esposende assinou um contrato de investimento com a empresa Esposack que envolve a construção de uma unidade industrial com maior dimensão, na Zona Industrial de Vila Chã/Curvos, e a aquisição de novos equipamentos.
As sócias fundadoras Sónia, Marlene e Natércia Garrido criaram a Esposack – Embalagens, Lda., em Esposende, com uma equipa de seis pessoas, numa área instalada de 1.500 metros quadrados, mas um crescimento sustentável das vendas ao longo dos anos, entre 15 e 20% ao ano, obrigaram à dispersão da laboração, ocupando três edifícios individuais, numa área total de aproximadamente cinco mil metros quadrados, empregando cerca de 50 trabalhadores.
Através do contrato o, que aprova a isenção do Imposto Municipal sobre Transacções Onerosas de Imóveis (IMT), esta empresa fundada em 2013 beneficia do incentivo da autarquia de 19.950 euros. Nesta expansão, a Esposack – Embalagens, Lda. faz um investimento a rondar os três milhões de euros.
A sua adaptação às novas exigências, levou a incluir no seu portfólio de artigos o fabrico de palhinhas de papel (biodegradáveis) e de equipamentos de protecção (máscaras cirúrgicas Tipo IIR, toucas e cobre sapatos). A Esposack desenvolve parcerias com diversas atividades, incluindo players do sector, para promover a valorização e desenvolvimento de novos produtos.
Preocupada com a sustentabilidade, a empresa está a desenvolver um projecto inovador, com o Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), em Braga, com o objectivo de criar uma embalagem 100% orgânica, reciclável, biodegradável e que permita estender o tempo de vida útil dos alimentos, recorrendo a tecnologias alinhadas com sistemas de produção de menor impacto ambiental.
“O município de Esposende assume um papel facilitador da actividade das empresas. O investimento avançado pela Esposack prevê a consolidação de um projecto que tem crescido de uma forma gradual e consolidada, propiciando a oferta de novos postos de trabalho”, afirmou o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, na assinatura do contrato.
O autarca referiu ainda que nos últimos quatro anos já foram atribuídos 421.223 euros de apoio ao investimento, disponibilizando um conjunto de incentivos (reduções e isenções) “consciente da emergente necessidade em disponibilizar um ambiente favorável ao investimento”.