A Câmara Municipal de Amares assumiu, no dia 1 de Abril, as competências da Educação transferidas pelo Governo, tendo decidido estabelecer um protocolo com o agrupamento escolar para fazer a sua gestão.
A proposta de celebração do acordo de colaboração entre as duas entidades foi aprovada esta segunda-feira, por unanimidade, em reunião de executivo camarário.
Na ocasião, o presidente da Câmara, Manuel Moreira, disse que houve «total receptividade» por parte da Direcção do Agrupamento de Escolas e que a decisão permitirá «ter maior proximidade e um melhor acompanhamento» das necessidades sentidas pela comunidade escolar.
«Foi criada uma comissão de acompanhamento que, de três em três meses, analisará a evolução desta matéria, percebendo se as verbas que o Governo envia para a Câmara são ou não suficientes para fazer face às despesas. Se não forem, terá de haver um reforço», explicou.
Essa comissão é composta pela Directora do Agrupamento de Escolas de Amares, Flora Monteiro, pela vice-presidente e vereadora da Educação da Câmara Municipal, Cidália Abreu, e pelo Delegado Regional do Norte da Direcção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Sérgio Afonso.