BRAGA

BRAGA -
Plano de Autarcas em destaque na conferência do Comité das Regiões Europeu sobre energias renováveis

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Esta segunda-feira decorreu uma conferência do Comité das Regiões Europeu com o objectivo de debater as consequências e oportunidades do novo plano “#REPowerEU”, da Comissão Europeia, que tem como objectivo «tornar a União Europeia independente dos combustíveis fósseis russos muito antes de 2030». 

Na sua participação, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lembrou que esta nova realidade do mercado energético «exige um grande esforço por parte das autoridades locais e regionais que são as que enfrentam as consequências do aumento dos preços da energia».

Neste contexto, Ricardo Rio mencionou que o Pacto de Autarcas provou «ser a plataforma certa para permitir a cooperação necessária entre as autarquias e as instituições da União Europeia», defendendo a tomada de medidas por parte dos governos nacionais de forma a «reduzir o impacto dos preços da energia». 

O autarca bracarense alertou para a «necessidade de se ajustar as regras da contratação pública à luz dos impactos que este aumento de custos está a ter nos contratos em curso», realçando os projectos que Braga tem em curso para acelerar a transição para a energia de fontes renováveis.

«Projectos como o BRT, a aquisição de viaturas eléctricas para os transportes públicos, a instalação de painéis fotovoltaicos nos edifícios municipais, ou projectos em articulação com o INL» foram algumas das iniciativas mencionadas pelo líder da autarquia, destacando «o empenho do executivo no combate à pobreza energética». 

Por fim, Ricardo Rio destacou que face «à profunda alteração da situação em matéria de segurança nos últimos tempos», existe a exigência de «acelerar drasticamente a transição para energias limpas», de forma a ser «reforçada a independência energética da Europa». 

Esta conferência reuniu representantes da Comissão Europeia, membros da Conselho Político, Embaixadores do Parlamento Europeu e Embaixadores do Pacto do CdR, com o intuito de reforçar a cooperação e articulação entre todos, de forma a dar-se a transição para uma energia segura, acessível e sustentável. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS