A Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 26 de Abril a 2 de Maio.
Nesta campanha, foram abordados 382 condutores e passageiros, com o objectivo de alertar «para os riscos da condução em excesso de velocidade», numa iniciativa inserida no Plano Nacional de Fiscalização.
Durante as operações das forças policiais no âmbito desta campanha, foram fiscalizados mais de 2 milhões de veículos, sendo que, segundo a GNR, mais de 14 mil circulavam em excesso de velocidade.
No período da iniciativa, foram registados um total de 1831 acidentes, que resultaram em 8 vítimas mortais, 28 feridos graves e ainda em 419 feridos leves.
Em comparação com o mesmo período do ano 2021, foi possível concluir que se verificaram menos 274 acidentes, mas mais 6 vítimas mortais e menos 4 feridos graves.
Os acidentes na origem das vítimas mortais ocorreram maioritariamente no Norte e Centro do país, nos distritos de Braga, Aveiro, Bragança, Viseu e ainda em Lisboa e Beja.