A Câmara de Braga apresentou a candidatura para integrar as Cidades e Regiões Circulares (Circular Cities and Regions Initiative – CCRI), uma iniciativa da União Europeia com foco na implementação da economia circular a nível local e regional, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
A ‘Economia Circular’ é um conceito estratégico baseado na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia; ultrapassa o âmbito e foco restrito das acções de gestão de resíduos e de reciclagem, com uma acção mais ampla, desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à optimização da utilização de recursos. Desta forma, circula o mais eficientemente possível, produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos.
“Ciente destes novos desafios, o município já elaborou, em Março deste ano, o seu ‘Diagnóstico para a Economia Circular no Concelho de Braga’ vertendo num documento todas as práticas e iniciativas que são desenvolvidas no concelho, visando disseminar as boas práticas aqui mencionadas e incentivar novos parceiros”, afirma a autarquia.
A fim de capacitar e apoiar o desenvolvimento económico, a CCRI apoia os municípios e regiões da União Europeia e facilita a colaboração e a partilha de conhecimentos. O objectivo desta candidatura é seleccionar um grupo de cidades, regiões ou aglomerados territoriais para se tornar o Grupo Piloto CCRI.
Estas regiões com alto potencial de desenvolvimento no campo da economia circular receberão suporte específico para desenvolver Soluções Sistémicas Circulares, bem como orientação personalizada para a implementação dos Planos de Acção de Economia Circular, Planos de Investimento em Economia Circular e monitorização dos mesmos.