De acordo com o índice meteorológico divulgado na passada segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todo o território de Portugal continental estava, no final de Abril, em situação de seca, sendo a maior parte seca moderada (87,2%).
No último dia do mês passado, 8,5% do terreno apresentava-se em seca fraca, enquanto que 4,3% correspondia a seca severa, sem que se tenha registado seca extrema.
Em comparação ao mês de Março a situação piorou visto que, no final desse mês, Portugal continental tinha registado um desagravamento do cenário de seca meteorológica em todo o território, deixando de existir regiões com seca extrema.
Nessa data, 81,7% de Portugal continental encontrava-se num contexto de seca moderada, enquanto que 15,9% se apresentava em seca severa e ainda 2,4% em seca fraca.
Ainda no relatório divulgado pelo IPMA é possível verificar que ocorreu uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território, estando as regiões do interior Norte e Centro, bem como as regiões do Vale do Tejo e do Baixo Alentejo, com valores inferiores a 20%.
Além do índice de seca, este Boletim Climatológico indica que o mês de Abril foi classificado como «normal em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação ocorrida».
Por fim, os valores da temperatura média do ar – 13,38.ºC – e os valores da temperatura máxima – 18,96.ºC – foram superiores ao normal. Já o valor médio de temperatura mínima do ar – 7,81.ºC – foi inferior ao valor normal e é o quinto mais baixo desde o ano de 2000.