O Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho visitou, na passada segunda-feira, o “CiTin – Associação Centro de Interface Tecnológico Industrial”, sediado no edifício da “IN.Cubo”, em Arcos de Valdevez. A visita decorreu no âmbito da reunião ordinária da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da associação. O “CiTin”, criado no ano de 2021, surge como uma entidade de cariz científico e tecnológico no Alto Minho e serve de apoio «à inovação da indústria transformadora», com o objectivo de desenvolver «a competitividade da região».
Esta nova entidade surge envolvida em três domínios de especialização, como os sistemas avançados de produção (automação/mecatrónica, robótica colaborativa), sistemas ciberfísicos (“Big Data” e Inteligência Artificial) e indústria da mobilidade e ambiente (economia circular, eco-inovação).
O “CiTin” pretende, a curto prazo, «disponibilizar um serviço de carácter informativo para a divulgação de oportunidades de financiamento junto dos associados», ao mesmo tempo que aumenta a «cooperação institucional através da promoção, dinamização e desenvolvimento de candidaturas a projectos de “I&D+I” financiados»
De recordar que a CIM Alto Minho participa nesta sociedade como membro fundador, sendo representada pelo presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, que também preside a mesa da Assembleia Geral da instituição.