A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ave tem tido um impacto positivo na melhoria da qualidade da água balnear nas praias no litoral dos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa do Varzim.
Este factor é evidenciado na atribuição das bandeiras azuis anunciadas recentemente, às quais a qualidade da água e a correcta gestão de saneamento têm um papel fundamental nessas distinções.
Com a “medalha” da Bandeira Azul estão incluídas as praias da Árvore, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge, Mindelo e Vila Chã, em Vila do Conde, algo que representa «a qualidade e segurança que os portugueses sentem nas respectivas águas».
Esta ETAR do Ave, localizada na freguesia de Tougues, em Vila do Conde, trata anualmente «cerca de 5 milhões de metros cúbicos de águas residuais, atendendo uma população de aproximadamente 120.000 habitantes». Para além disso, esta instalação tem uma unidade de produção de energia limpa, recorrendo a energia solar e ao biogás produzido pelo processo de tratamento.
Por outro lado, na bacia hidrográfica do rio Ave, a “Águas do Norte” é ainda responsável pela exploração e gestão de mais 8 ETAR nos Municípios de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, que, no seu conjunto, permitem o tratamento adequado de um volume de efluente igual a cerca de 40 milhões de metros cúbicos por ano.
Estes dados correspondem não só as águas residuais domésticas de aproximadamente 500.000 habitantes residentes nos Municípios referidos, como também o efluente industrial de todas as unidades industriais localizadas nesta região e que corresponde a cerca de 25% do volume total tratado.