Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal (IL), considera “inaceitável” o sucessivo encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga.
O deputado eleito pelo círculo bracarense participou esta sexta-feira numa vigília de protesto, que juntou à porta do hospital dezenas de liberais, contra a degradação dos serviços do hospital e de chamada de atenção para a necessidade de uma alteração urgente das políticas de saúde.
“Atingiu-se uma situação inaceitável com sete encerramentos das urgências de ginecologia e obstetrícia em pouco mais de um mês e indisponibilidade por tempo indeterminado da cirurgia pediátrica durante a noite”, afirma em comunicado.
Referindo que o primeiro-ministro prometeu “soluções imediatas para os problemas do SNS que, na prática, não tiveram qualquer efeito, continuando os encerramentos de serviços de urgência um pouco por todo o país”, Rui Rocha lembra que o IL “apresentou ainda há uma semana várias iniciativas legislativas no Parlamento que permitiriam começar a resolver os problemas, como o recurso a médicos de família de unidades do sector social ou privado ou um plano de recuperação de cirurgias e consultas de especialidade”.
Já Olga Baptista, coordenadora do Núcleo de Braga do partido, considera que a reversão da PPP do hospital “veio dar razão” à Iniciativa Liberal, traduzida na “degradação do serviço e a insatisfação dos profissionais de saúde”.