A empresa Águas do Norte vai iniciar a empreitada de remodelação da ETAR de Viana do Castelo, num investimento fixado no valor de cerca de 3,1 milhões de euros.
Esta obra surge na sequência da adjudicação da mesma à empresa “OMATAPALO – Engenharia e Construção, S.A.” e tem o prazo de execução de 546 dias.
A execução desta empreitada é justificada pelo facto de «ser necessário proceder à beneficiação e reabilitação de alguns dos edifícios e órgãos de tratamento que constituem a ETAR, nomeadamente da desidratação de lamas e da desinfeção por raios ultra violeta».
Para além disso, surge também face à ampliação do respectivo edifício de exploração, tendo em conta os anos decorridos após a construção da infraestrutura, que entrou em funcionamento no ano de 1999.
Desta forma, a Águas do Norte pretende «melhorar o tratamento de águas residuais no município de Viana do Castelo», sendo assim disponibilizada, a uma parte significativa da população residente, «a possibilidade de usufruir de um adequado serviço público de saneamento de águas residuais, o que permitirá uma melhoria da sua qualidade de vida e a preservação do meio ambiente».
O subsistema de saneamento referido, que integra o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, é composto por uma ETAR, seis estações elevatórias (Meadela, Praça de Touros, 5 de Outubro, Praia Norte, Areosa e Carreço), e um sistema intercetor com uma extensão de 17 quilómetros.