De forma de assinalar o Dia de São Tiago, que se celebrou no passado 25 de Julho, o Município de Esposende, levou a efeito um conjunto de actividades dedicadas aos peregrinos.
Assim, na margem do rio Cávado, junto à Ponte D. Luís Filipe, em Gandra, esteve instalado, ao longo de todo o dia, um Posto de Recepção do Peregrino, acolhendo, com alguns “mimos” todos os que percorrem o Caminho da Costa para Santiago de Compostela.
Com o apoio da empresa municipal “Esposende Ambiente”, foi disponibilizada água da torneira para oferta aos peregrinos, assim como fruta proveniente da “Cooperativa Agrícola de Esposende”, para além de “Vieiras de Santiago”, um doce especialmente dedicado aos peregrinos e que é uma criação do chefe pasteleiro Pedro Carneiro.
Juntamente com estes produtos locais, os peregrinos foram também presenteados com postais alusivos a esta data, com uma nova brochura do Caminho Português da Costa em território de Esposende e vieiras (conchas), um elemento simbólico do Caminho de Santiago.
Os peregrinos tiveram, ainda, a oportunidade de se inspirarem um pouco, expressarem na sua língua e desenharem num quadro a giz o verdadeiro significado pessoal e introspectivo do “Caminho”.
Para os peregrinos que tivessem necessidade de cuidados físicos, foi também garantido serviço de apoio, coordenado conjuntamente pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Esposende e pela Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.
REABERTURA DO PONTO DE APOIO AO PEREGRINO
A marcar o Dia de São Tiago deu-se também a reabertura do ponto de apoio do peregrino, instalado na Rua Narciso Ferreira, em pleno centro da cidade de Esposende, no traçado oficial do Caminho Português da Costa.
Este espaço tem agora a sua fachada coberta com uma tela ilustrativa a este itinerário de peregrinação, reabrindo as portas aos peregrinos que aqui podem obter informação variada, repousar um pouco e carimbar os seus passaportes, recebendo alguma fruta e água de apoio ao percurso.
Um dos marcos desta data traduziu-se também num tapete florido, especialmente elaborado para esta data, com motivos ligados à peregrinação jacobeia, junto à Capela de Santo Amaro, em Belinho.
A fechar o dia, por volta das 21h00, no Albergue de São Miguel de Marinhas, foi oferecido um pequeno lanche/jantar a todos os peregrinos presentes, que culminou com a tradicional Queimada Galega.
Para além dos muitos peregrinos que estavam de pernoita, este momento contou com a participação de várias pessoas que se quiseram associar e que tiveram a oportunidade de ler parte do esconjuro. Musicalmente, a animação esteve a cargo da fanfarra dos Escuteiros de Marinhas e do Grupo de Concertinas de Marinhas.
Estas iniciativas tiveram a organização do Município de Esposende, em parceria com a Associação Via Veteris e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, contando ainda com a colaboração da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra,