No Alto das Cortiças, em Santa Marta, Braga, os devotos voltam este ano a participar numa das mais históricas e emblemáticas romarias do Minho: a Santa Marta das Cortiças.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo Arcebispo de Braga, D. José Cardeiro, e pela vice-presidente, Sameiro Araújo, cumpriu também a tradição de 19 de Julho e marcou presença neste momento carregado de simbologia e tradição para os bracarenses.
O momento de confraternização, organizado pela Junta de Freguesia de Esporões, contou ainda com os administradores das diversas empresas municipais.
Recorde-se que o município está a desenvolver um projecto integrado de valorização, musealização e adequação à visita da Estação Arqueológica da Santa Marta das Cortiças.
Este trabalho contempla a remoção de remoção de vegetação inerte que cobre as ruinas arqueológicas, a implementação de soluções de conservação dos achados “ao ar livre”, a execução de circuitos de visita, assim como o arranjo paisagístico da área envolvente e o estudo arquitectónico para a criação de um Centro de Interpretação.
A segunda fase inclui a execução do Centro de Interpretação onde fica instalada uma exposição monográfica apoiada por conteúdos multimédia em auditório virtual.
“Com este trabalho, Braga passa a dispor de uma ampla área patrimonial musealizada e aberta ao público que se afirma como um equipamento de grande valor histórico e cultural. Será um espaço verdadeiramente emblemático das origens e evolução da ocupação humana no território Bracarense, reforçando deste modo a singularidade cultural e atractividade turística”, refere o projecto da autarquia.