Doze jovens oriundos de diversas freguesias do concelho de Amares deram corpo a um programa de voluntariado, direccionado para a valorização ambiental e da natureza, que decorreu nas últimas semanas no território amarense.
Realizado no âmbito de um projecto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o programa integrou a realização de várias actividades, divididas entre Dornelas, Seramil e Figueiredo, sob a monitorização de Marina Mendes.
Esta quarta-feira, no encerramento da iniciativa, o vereador do Ambiente da Câmara de Amares, Vítor Ribeiro, agradeceu o empenho dos participantes e elogiou o trabalho realizado ao longo dos vários dias, com «espírito de equipa, formação e partilha».
«Saímos de coração cheio e com a certeza de que este programa valeu a pena, tendo efectivamente cumprido aquilo a que se compromete. Vamos certamente manter a parceria com o IPDJ e tentar fazer com que estes momentos sejam cada vez mais frequentes e não aconteçam apenas uma vez por ano», referiu.
Na mesma linha, o director regional do IPDJ, Vítor Dias, enalteceu a importância de os jovens abordarem as temáticas relacionadas com o ambiente, que «são um problema de todos, quer no presente, quer sobretudo no futuro», ajudando a contribuir para a sensabilização e educação ambiental.
O responsável sublinhou que em Amares essas problemáticas têm sido «muito bem» trabalhadas através do aproveitamento dos recursos existentes, nomeadamente o Eco-Canil, a Urjalândia ou os rios.
«Temos constatado que existe a preocupação de que o projecto deixe algo para o futuro. O programa decorre, mas depois há sempre alguma coisa que fica e perdura no tempo», elogiou.
As actividades foram divididas entre o Centro de Valorização Ambiental, onde se encontra o Ecocanil – Espaço Circular, em Dornelas, a Urjalândia a Circular – Centro de Educação Ambiental, em Seramil, e a margem do Rio Cávado, em Figueiredo, onde decorreu o “Eco River”.
Dinamizada pelo Município de Amares, a iniciativa de voluntariado teve a parceria da Junta de Freguesia de Dornelas, da União de Freguesias de Amares e Figueiredo e da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas.
Na sessão de encerramento, quer o autarca de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, quer a Secretária da Junta de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Raquel Sousa, sublinharam o trabalho realizado pelos jovens, mostrando-se receptivos a acolher mais iniciativas similares no futuro.